As estratégias de marketing continuam em constante evolução. Consequentemente as estratégias de aliciamento (engagement) também se transformam para dar resposta à crescente procura por experiências integradas e personalizadas. No cerne deste contexto reside o debate entre os conceitos de Omnichannel e Unified Communication.
Numa tentativa de situar estes conceitos numa linha cronológica, consideramos correto afirmar que o conceito de Unified “nasce” primeiro, enquanto resposta às necessidades corporativas e principalmente do mercado retalhista para integrar diferentes canais de comunicação e venda. Viajamos até às últimas décadas do século XX e entendemos na perfeição a necessidade das empresas em evoluir para uma integração das diferentes tecnologias de comunicação num sistema unificado e que deveria estar espelhado na estratégia de marketing da empresa.
Estamos agora a chegar à primeira década do século XXI e novos desafios surgem para as Agências de Marketing e Comunicação. A ideia de interligar diferentes canais de contato com os clientes, como lojas físicas, websites, aplicações móveis, redes sociais e outros, de forma integrada, começou a ganhar destaque neste período. Surge o conceito de Omnichannel para traduzir uma experiência mais consistente e uniforme para os consumidores que procuram agora maior conveniência, personalização e fluidez nas interações com as marcas.
Enquanto que o Omnichannel se traduz na criação de uma jornada de cliente perfeita, através de diferentes canais, o Unified Commerce procura unificar processos internos e externos, físicos e digitais e oferecer uma jornada de cliente integrada, onde todos os canais de venda estão conectados. Contudo, acreditamos que atualmente, ao desenvolver uma estratégia de Growth Marketing, estes dois conceitos não podem competir entre si.
Hoje, numa estratégia de marketing o conceito base a aplicar ao raciocínio de ser o de comunicação “Omnified”.