Um ano do caralho! – Wrap Up 2024

15 Janeiro 2025

Caralho” é uma metáfora consciente do mito comparativo com o cesto de gávea (que sei hoje não ser verdade).

Este dizia que o posto de vigia que se encontrava no alto dos mastros das caravelas (antigos navios usados nos descobrimentos), servia para os marinheiros-vigias avistarem quaisquer sinais de movimento, terra ou companhia náutica.

Um mito que tem provas de facto de não o ser, mas que eu prefiro manter no meu discurso.

Nesta metáfora, “caralho” é o lugar donde se pode observar, avistar e, sobretudo, refletir.

Este texto é isso mesmo: uma reflexão.

E a minha reflexão deste cesto de gávea é fácil: 2024 foi um ano do caralho.

E explico-vos porquê! Deste cesto de gávea vejo:

UMA NOVA MARCA

Criámos uma marca, produzimos novos suportes e replicámo-la em todos os nossos canais de comunicação.

Reflete uma direção, uma visão, uma ambição. Representa uma equipa, os seus valores e a sua forma de estar. Congrega união e magnitude.

UM NOVO WEBSITE

Um investimento contínuo. Esta é a nossa casa. O nosso Dojo. O nosso Jardim Zen.

UMA NOVA NEWSLETTER

Desenhada, parametrizada e programada à medida.

Com grupos de contactos devidamente categorizados e monitorizados.

Com criatividade sem limites. Com amor. Com muito amor.

Uma newsletter simples, entretida, onde partilhamos o que de melhor sabemos fazer, de forma exclusiva.

UMA NOVA COMUNICAÇÃO

Renovámos as nossas rubricas de comunicação nas redes sociais e elaborámos um plano que temos implementado de forma consistente no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Acreditamos que o caminho está certo. Resta-nos monitorizar e contemplar.

Deste lugar também consigo comprovar que:

Solidificámos a nossa relação com o MAR SHOPPING ALGARVE através de um novo website, de uma nova newsletter, de uma nova forma de estar.
Empenho e disponibilidade que aplicamos em todas as campanhas que desenvolvemos ao longo do ano, em conjunto com esta equipa de marketing de quem tanto gostamos e com a qual temos tanto prazer em trabalhar desde 2017 (há mais de 7 anos!).

Para a ASSOCIAÇÃO TURISMO DO ALGARVE concluímos um trabalho conceptual. Um estudo profundo onde edificámos um conceito de comunicação para o Algarve.

Onde desenhámos uma campanha internacional de comunicação e onde produzimos conteúdos pontuais dos quais nos orgulhamos muito.

Superámos as expectativas com a CACIAL nas novas captações de vídeo e fotografia, nas novas rubricas nas redes sociais e novos patamares de qualidade na entrega final. Celebrámos os 60 anos em conjunto. Temos planos. Grandes planos. E esta viagem está a ser um espanto.

Terminámos a empreitada do último serviço da INFRALOBO, a campanha dos biorresíduos, e produzimos o nosso case study na nossa página de internet. 

Conceptualizamos e criámos a marca VISTA YACHTS.

Iniciámos viagem com a VILAMOURAWORLD.

Celebramos neste preciso momento o arranque da campanha “Ao natural é melhor”, desenvolvida para a REGIÃO DE TURISMO DO ALGARVE e para a REGIÃO DE TURISMO DO ALENTEJO.
Uma campanha que visa promover as zonas sofridas pelos incêndios destes 3 concelhos de eleição. Uma oportunidade que muito nos honra.  

Desenvolvemos o novo branding para a TERTÚLIA ALGARVIA, onde conceptualizámos um espaço transfronteiriço em torno da gastronomia mediterrânea.

Um dos desafios que ainda não superámos passa por fazer ver ao público da região que há um espaço maravilhoso, multimédia e original em Faro: o FARO STORY SPOT, um lugar onde se aprende muito, de forma interativa.
Um trabalho exaustivo que continuamos a tentar fazer crescer, pelas oportunidades que oferece.

Encetámos a nossa primeira empreitada com a CCDR Algarve.
Estamos a produzir uma panóplia de conteúdos de vídeo que em breve serão divulgados ao público.

Emergimos no mundo da ALGAREXPERIENCE e rodeamo-nos de pessoas, experiências, felicidade e muito trabalho.
Uma equipa que contagia pela sua Visão, Missão, forma de estar e paixão.

O nosso primeiro DUMBO está em curso.

O nosso primeiro UNICÓRNIO está em curso.

Voltámos a produzir conteúdos para o DESIGNER OUTLET ALGARVE e temos planos para estender esta relação no futuro próximo.

E desenvolvemos parcerias estratégicas com as marcas: A LOJA DOS TELEMÓVEIS, DUAL MINDS e CELFIL.

E um conjunto de sementes que temos vindo a plantar nestes (e noutros) casos não divulgados, para muitos outros projetos, cujo desenvolvimento aguardamos.

Mas nem tudo foi fácil.

Recordo as aprendizagens que sabemos identificar e assumir como momentos menos agradáveis deste nosso ano.

No mesmo posto de vigia:

Identifico ERROS SÉRIOS onde perdemos dinheiro, tempo e foco. Mas acredito que aprendemos com todos eles.

Comprovo que abortámos o nosso projeto de E-COMMERCE para a internacionalização da B16 para Moçambique por diversos motivos, sobretudo timming da empresa, do país e do mercado (independentemente da opinião pessoal que possa ter acerca da resposta da entidade que promoveu esse apoio).

Não era o momento; não foi o momento.

Recordo o esforço em tentar trabalhar com várias LEADS que ainda não foram convertidas em Clientes. Idealizamos inúmeras coisas que não ganharam vida. Investimos tempo em projetos que não o eram à partida.

Vejo momentos menos bons e outros um pouco mais difíceis. Mas o balanço é positivo. Mais do que positivo.

Continuo aqui, no caralho. Deste cesto vejo:

Os primeiros passos dados para o nosso futuro SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE da empresa.

Reuniões de equipas, ações, recolha de evidências, tudo com o objetivo de fixar a primeira pedra deste novo edifício.

Renovámos a TECNOLOGIA da empresa.

Adquirimos novos equipamentos, adequámos as plataformas e os SaaS, aderimos e migrámos para o Google Workspace, entre muitas situações que demoraram horas, dias, semanas, meses…

Respondemos a todos os pedidos de RECRUTAMENTO, a todas as candidaturas espontâneas, a todos os contactos que nos chegaram nesse sentido.

Acolhemos ESTAGIÁRIOS em regime curricular, de diversas entidades, nacionais e internacionais.

Desenhámos e desenvolvemos um VIDEOJOGO da B16 com 2 estagiários da ETIC Algarve. Em Maio de 2025 concluiremos a sua programação e implementação on-line para que todos vós possam “encontrar o Shogun”.

Produzimos o nosso PLANO OPERACIONAL DE COMUNICAÇÃO. Uma tarefa árdua, demorada e complexa, com o objetivo de nos aumentar a assertividade, pro atividade, eficácia e eficiência.

Edificámos a estrutura da nova temporada da novela “CONVERSAS DE TRABALHO” e em breve entraremos em produção efetiva com atores “Playmobil”.

Implementámos novas medidas de gestão. Já demos os primeiros passos para o desenvolvimento de um SOFTWARE próprio.  

Investimos num novo AR CONDICIONADO no escritório e substituímos todas as JANELAS.

Trouxemos PLANTAS novas para o nosso ecossistema.

Participámos no FESTIVAL OFFF em Barcelona e em Sevilha; participámos no QSP SUMMIT no Porto; tivemos muitas e valiosas formações em INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Participámos na “MARKETING MARATHON” a convite da Universidade do Algarve.

Partilhámos o nosso primeiro “TEAM COOKING SOLIDÁRIO” com Parceiros e Clientes, um evento memorável, que nos uniu.

Eu, a título pessoal, ainda tive tempo de fazer as férias de uma vida na INDONÉSIA e de ler mais de 20 LIVROS ao longo do ano

Já percebes agora o que quero dizer com Um Ano do Caralho?

Não.

Não percebes.

Para além de tudo o que referi, houve algo ESPECIAL que aconteceu.

O carinho, amor e respeito que tenho pelos meus samurais cresceu. O Clã solidificou-se. Tornou-se IMORTAL.

Procurámos uma melhoria constante, é esse o nosso propósito. Tivemos reuniões em que debatemos os valores que pautam o nosso caminho e a nossa forma de estar. Nem todas as conversas foram boas. Nem sempre a calma prevaleceu. Mas a verdade emergiu. Em prol de todos. Em prol do Clã.

Continuo a preferir utilizar a palavra relacionada com o mito. Como “caralheiro” que sou nesta empresa, posso gritar “TERRA À VISTA” com as forças que os pulmões me deixam propagar aos ventos.

Clientes extraordinários; Parceiros dedicados; e sobretudo, Samurais honrados.

Uma equipa que aprendi a AMAR sem medo.

As nossas famílias ajudam-nos. Compreendem-nos. Também eles fazem parte do Clã.

É uma honra ser o timoneiro deste navio.

Tivemos um Ano do caralho. Foda-se!

Gratidão.

Bruno Gabriel

PS1 – Desejo a todos que o presente e o futuro Vos traga sempre muita saúde, felicidade e condições para seguirem os Vossos sonhos com empenho e liberdade, partilhando-os com aqueles que mais amam.

PS2 – Hoje, dia 15 de janeiro de 2025, completamos 9 anos de existência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO NOSSO DOJO

ENVIA MENSAGEM AO CLÃ!

Se partilhamos o mesmo caminho, porquê caminhar sozinho?
Se partilhamos os mesmos princípios, porque não lutar lado a lado?

(Envia-nos uma mensagem. Prometemos uma resposta ágil).

SEGUE
O CLÃ

Queres novidades sobre as nossas missões? Uma visão do nosso dia-a-dia? Uma troca de memes?
Segue-nos em todas as plataformas.